O amor do Pai permanece em nós
Não podemos simplesmente aprender a respeito da COMUNHÃO, esta deve ser vivida. A nossa fé não é uma religião cheia de doutrinas. Jesus disse: "Examinai as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam" (Jo 5.39). Vida eterna não é somente quantidade de vida, mas qualidade de vida. E nós começamos a ter a vida eterna quando passamos a pautar as nossas decisões, a nossa história na Palavra do Senhor. Tudo o que queremos e precisamos é viver o conteúdo da Palavra do Senhor, amar a Palavra Dele.
A Bíblia é cheia de princípios e de mandamentos e cada um deles possui um desdobramento.
Não podemos definir Deus, mas conhecê-lo, e a Bíblia diz que Deus é amor. Deus está onde há amor, onde vivemos. Existem três palavras em grego para definir amor: Eros, phileo e ágape. Eros é o amor de atração sexual; phileo, é o amor de amizade, de amigos; e existe o amor ágape, que é o amor de Deus.
Quando uma pessoa aceita Jesus como Senhor e Salvador, ela não recebe um pedaço de Jesus, mas o próprio Jesus. Está escrito em Romanos, capítulo 5, verso 5: "O amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado".
O Espírito Santo é quem converte os corações a Deus. Quando uma pessoa ouve a Palavra de Deus, o Espírito Santo faz com que essa semente brote e floresça e ela experimenta o novo nascimento. Eu experimentei dessa forma a graça da Salvação e a minha vida mudou.
Temos um entendimento do que seja o amor eros, phileo, mas existe também o ágape. Ágape é o amor de Deus para com os homens, demonstrado por meio de atos de bondade que Ele faz para conosco.
Em João, capítulo 15, o versículo 10 diz assim: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor".
A grandiosidade do amor de Deus é tanta que Ele nos deu seu único Filho para morrer numa cruz, para pudéssemos ter acesso a Ele. O amor de Deus expressa toda a sua misericórdia, graça e bondade para conosco.
O mesmo amor que o Pai tem por Jesus, Ele tem por nós. E este é o amor ágape. E a Palavra diz que podemos permanecer nesse amor, permanecendo enraizados no Senhor, guardando os Seus mandamentos.
Em 2 Coríntios, capítulo 13, no verso 11, o apóstolo Paulo despediu-se dizendo: "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco". Paulo disse: "Aperfeiçoai-vos". Deus ainda não completou a obra Dele em nossa vida.
Você e eu não somos os mesmos que éramos ontem e certamente não seremos os mesmos amanhã. Por isso, precisamos conhecer mais do Senhor e fazermos a Sua vontade. A Palavra diz em Oseias, 6, verso 3: "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor". A vida cristã não tem um ponto final. O propósito de Deus é que seus filhos vivam na Terra do modo como seu Filho Jesus Cristo viveu, e Ele é o nosso modelo. A cada dia somos aperfeiçoados no Senhor. Paulo disse: "Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede de um mesmo parecer, vivei em paz"; e o resultado é este: "E o Deus de amor e de paz estará convosco".
Deus não é Deus de confusão. Ele jamais pede para fazermos alguma coisa, sem nos dar condições para fazê-la. Ele não nos pede para subir um muro, sem que antes coloque uma escada. E se disse que podemos ser aperfeiçoados é por que Ele mesmo está trabalhando na nossa vida para que alcancemos tal êxito. Deus nunca nos pede o impossível, mas ao contrário, Ele é o Deus capaz de operar o impossível na nossa vida. Aleluia!
Deus abençoe!