Páginas

2015-06-17

Davi, as dificuldades e a oração


Davi, as dificuldades e a oração
// LPC Comunicações

Salmo 3:1-2: Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus (Selá). 
O termo hebraico para a palavra salmo é mizmowr e o seu significado é canção ou uma melodia com palavras. Davi compôs esse salmo depois de fugir de Jerusalém, quando seu filho Absalão tomou o trono (2 Sm 15-18).

Você pode imaginar o que se passava no coração desse pai? Ele e os membros de sua corte, haviam atravessado o rio Jordão e acampado em Mannaim. Davi, em meio a conflitos e dificuldades, clama a Deus. Sua oração começa de forma bastante abrupta, com "Senhor" . Como Pedro afundando no mar (Mt 14.30), Davi não tem muito tempo. Sua vida está em perigo, bem como o futuro do reino. Ele sabe que Deus é "socorro bem presente nas tribulações" (46.1).

Absalão havia demorado a formar um grupo para apoiá-lo em seu golpe, e o número de partidários do usurpador crescia a cada dia (2 Sm 15.12, 13; 17.11). Absalão era bem apessoado, cheio de palavras agradáveis e um hábil mentiroso que sabia agradar o povo e conquistar seu coração (2 Sm 15:1-6). Não apenas o número de inimigos de Davi aumentou, como também as notícias pioraram.

O povo diz: "Não há mais salvação para o rei" (verso 2; 71.10,11). Por que Deus permitiu essa rebelião infame e perigosa? Fazia parte da disciplina de Davi por seus pecados de adultério e homicídio (2 Sm 12.1-12). Em sua graça, Deus perdoou Davi quando o rei confessou seus pecados (2 Sm 12.13, 14; Sl 32 e 51), mas, em sua soberania, permitiu que Davi colhesse as consequências amargas desses pecados. Davi teve problemas familiares que acarretaram grande sofrimento (2 Sm 12-14), inclusive a morte de seu filho com Bate-Seba, o estupro de sua filha Tamar e o assassinato de seus filhos Amnom, Absalão e Adonias.

Essa é a primeira vez que o termo "Selá" aparece nas Escrituras (2, 4, 8), sendo usado várias vezes nos Salmos e três vezes em Habacuque 3. Os estudiosos não apresentam um consenso quanto às origens desse termo, mas recorrendo ao dicionário de Strong's a palavra no original é "celah" que significa "elevar, exaltar" ou ainda um termo técnico musical mostrando ênfase, pausa ou interrupção.

Por que isso é importante? No primeiro caso, trata-se de um sinal para que o cântico seja entoado em voz bem alta, ou para que sejam erguidas e tocadas as trombetas, ou, ainda, para que as mãos sejam levantadas ao Senhor. No segundo caso, pode ser um sinal para uma pausa, um momento de silêncio e de meditação. Versos 3-4: Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao Senhor; ele ouviu-me desde o seu santo monte (Selá).

Davi afirma sua confiança no Senhor. Mesmo diante de uma situação complicada, Davi não se deixa abater com facilidade. Sem ignorar os problemas, ergue os seus olhos da situação ameaçadora e olha para o Senhor, pela fé. Davi sabe que está em perigo, mas Deus é seu escudo (Gn 15.1). Ele se encontra numa situação vergonhosa por causa de seus próprios pecados e da traição de seu filho, mas Deus é a fonte da glória de Davi.

Absalão transformou a "glória de Davi em vexame" (4:2), mas um dia essa glória seria restaurada. A situação é desanimadora, mas o rei sabia que Deus levantaria sua cabeça e lhe restauraria seu trono (27.6). Confiava nas promessas que Deus lhe fez na aliança relatada em 2 Samuel 7 e sabia que Deus não o abandonaria. Davi podia ter sido forçado a deixar Jerusalém, mas Jeová ainda estava assentado no trono e continuava no controle. Absalão havia atacado o rei ungido de Deus (2.2), algo perigoso de se fazer.

Davi continua clamando ao Senhor em oração, sabendo que Deus não o havia abandonado no passado e que não o abandonaria agora. "Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações" (Sl 34.6). 

Para refletir: Paulo diz em Romanos 15.4: " Pois tudo quanto, outrora, foi escrito, para o nosso ensino foi escrito…" O que aprendemos hoje? Davi reconhece os problemas e as dificuldades, mas o caminho é o clamor a Deus. Em sua oração, Davi declara sua confiança no Senhor e se firma nessa base. Em segundo lugar, vimos que o pecado pode ser perdoado, mas as suas consequências ficam. Quantos estão atentos? 

Pastor Natanael Gonçalves
Igreja Batista das Nações – Bournemouth – Inglaterra