Páginas

2015-06-22

Levem as cargas uns dos outros


Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. (Gálatas 6.2)

Em todas as direções para onde o amor se volta, encontra peso a carregar e maneiras de ajudar. O amor é a lei de Cristo. Amar significa desejar de coração o bem a outra pessoa. Significa procurar o que é o melhor para outra pessoa.

E se não houvesse pessoas que cometessem erros? E se ninguém caísse? E se ninguém precisasse de ajuda? A quem você demonstraria amor? A quem você demonstraria favor? O bem de quem você procuraria? O amor não poderia existir se não houvesse pessoas que cometem erros e pecam. Os filósofos dizem que cada uma destas pessoas é o "objeto" apropriado e adequado de amor ou o "material" com o qual o amor precisa trabalhar.

A natureza pecaminosa – ou o tipo de amor que realmente é lascívia – quer que os outros desejem o bem a ela e lhe deem o que ela deseja. Em outras palavras, ela procura os seus próprios interesses. O "material" com o qual ela trabalha é uma pessoa íntegra, santa, piedosa e boa. As pessoas que seguem essa natureza pecaminosa invertem completamente o ensino de Deus. Elas querem que os outros levem as suas cargas, as sirvam e as carreguem. Esse é o tipo de pessoa que menospreza ter pessoas incultas, inúteis, iradas, tolas, importunas e melancólicas como suas companheiras na vida. Em vez disso, procuram pessoas amistosas, charmosas, de boa natureza, quietas e santas. Elas querem viver, não na terra, mas no paraíso; não entre pecadores, mas entre anjos; não no mundo, mas no céu. Nós deveríamos nos compadecer destas pessoas, porque elas estão recebendo sua recompensa aqui na terra e possuindo o seu céu nesta vida.

>> Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.