Páginas

2015-06-02

Livres de todo engano


Livres de todo engano
// Lagoinha

Existe uma diferença entre erro e engano. É muito fácil pularmos fora de um erro, mas o engano sempre tem uma aparência da verdade. Na fé existem pessoas que estão sendo enganadas.

O próprio Senhor disse: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus". Existem pastores com a vida tão errada; pastores que não são pastores. Há tantos enganadores por aí; mas como podemos saber? Conhecendo a verdade pela Palavra. Preste atenção na advertência que diz: "Que ninguém vos engane com raciocínios falazes". Que ninguém nos engane com coisas que nos levarão à destruição.

Temos que ter o cuidado com o engano. Colossenses capítulo 2, versículo 4 diz assim: "Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas".

É preciso cuidado com filosofias e vãs sutilezas. Veja o versículo 8 de Colossenses 2: "Cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo".

Cuidado! Se houver apenas uma gota de veneno em um copo cheio com leite, e uma pessoa bebê-lo ela morrerá, mesmo o leite sendo em maior quantidade. Assim como há igrejas que têm muitas coisas boas, porém, se algo ilícito for feito no meio dela, ela morrerá. Como se tomasse uma gota de veneno, apesar de tudo de bom que ela realiza. Precisamos entender isso, "tenham cuidado para que os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo".

No seu modo de viver, suas ações refletem que Jesus Cristo verdadeiramente é o Senhor da sua vida? Podemos estar enganados, porque o nosso coração é ardiloso e por conta disso, muitas pessoas vivem, infelizmente, sem que Jesus esteja no centro de suas vidas.

Uma pessoa pode fingir qualquer coisa, mas ela não pode fingir ser humilde. Há os que tentam passar uma falsa humildade, mas não conseguem por muito tempo. Paulo disse: "Pretextando humildade", ou seja, fingindo humildade. Quantas vezes confrontamos pessoas que fingem humildade e quando a máscara cai, percebemos que não era nada daquilo que parecia. A humildade é como um balão, que a qualquer momento pode estourar. E, às vezes, Deus permite que o balão seja furado. As aflições vêm, situações como perder, de repente, aquele emprego tão bom e que você lutou tanto para consegui-lo. Outras vezes é a enfermidade que bate à porta. Deus pode permitir as aflições para produzir humildade. Um exemplo disso foi a caminhada do povo de Israel no deserto. Durante 40 anos de caminhada Deus trabalhou no coração do povo. Houve momentos em que eles foram "quebrados" para que aprendessem tudo o que o Senhor os ensinava e assim entrarem na Terra Prometida.

O verso 18 de Colossenses 2 diz assim: "Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento, o não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus".

Guarde em seu coração esta verdade: Deus escolheu você. Por isso, quando o inimigo fizer acusações, dizendo mentiras ao seu coração, não dê ouvidos a ele. Declare a Palavra de Deus com toda a autoridade que o Senhor já lhe deu. Não abra brecha para que o enganador venha destruir você. O diabo é enganador, e a única forma de combater as mentiras dele é por meio da Palavra. A Palavra é o nosso documento, é a prova de que Deus é conosco, nele estamos seguros, por isso, precisamos declarar a verdade das Escrituras e crer no cumprimento de tudo que Deus tem para nós.

Deus abençoe!