Viver em comunhão é ter também a oportunidade de encorajar e ser encorajado. O termo "encorajai-vos" veio da palavra grega parakaleo, que quer dizer: aquele que vai ao lado, aquele que está junto; é aquele que está ao lado para encorajar. São sinônimos dessa palavra: animar uns aos outros, ajudar, aconselhar, sustentar, apoiar e consolar uns aos outros.
A igreja não é o que muitos imaginam, lugar somente para ir aos cultos, orar, cantar, ouvir a pregação e quando tudo isso terminar, voltar para a casa. Igreja não é aquilo que muitas vezes vemos anunciado pela televisão e pelo rádio; igreja é família. Não existe crente avulso, não existe um crente no Senhor Jesus, sozinho; nós somos um corpo e queremos ver o desabrochar da comunhão, não no sentido intelectual, mas na prática.
A vontade do Senhor é que cada um tenha a oportunidade de viver a fé. A nossa fé não é simplesmente para ser estudada, mas para ser praticada...
Parakaleo é chamar ao lado, praticamente, para exercer três coisas: exercer uma pressão positiva, para amar e para consolar. O que isso significa? Em Romanos, capítulo 15, versículo 30, Paulo faz um apelo aos irmãos. O apóstolo Paulo nunca vivia sozinho, ele tinha sempre a compreensão de estar no Corpo; a Igreja é o corpo, a Igreja é a família do Senhor aqui na Terra. Por isso, ele orou dizendo: "Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações a Deus a meu favor".
Um homem encorajador nas Escrituras foi Barnabé, que em certa ocasião foi enviado para Antioquia. Então, quando chegou a Antioquia, esse homem encontrou algo novo para ele, diferente, e não foram os judeus que se tornaram cristãos, mas os gentios, e aí ele viu a graça de Deus. Muitas vezes queremos ver a mesma doutrina, os mesmos costumes em outras igrejas. Em Antioquia, o modo das mulheres se vestirem era bem diferente do das mulheres de Jerusalém, era tudo diferente, mas Barnabé viu a graça de Deus e exortava a todos a, com firmeza de coração, permanecerem no Senhor. E de maneira semelhante todo aquele que é encorajador sempre falará: "Permaneça no Senhor".
Algumas pessoas têm uma visão tão errada do que seja a fé, acham que ao escolherem seguir a Jesus Cristo, a vida será um mar de rosas, e não mais terão lutas e dificuldades. Isso não é verdade e muito menos está registrado na Bíblia. O Senhor não nos prometeu isso, mas sim que estaria conosco todos os dias (Mateus 28.20).
A nossa fé é a nossa paixão pelo Senhor. Ou Jesus é tudo na nossa vida ou Ele jamais será alguma coisa. Ele é o primeiro ou nunca será o segundo. No momento que entregamos nossa vida a Jesus, Ele passou a ser o nosso Senhor, o nosso dono. Somos apaixonados por Ele, e quando somos apaixonados nada é sacrifício. Você entrou no Reino quando foi salvo, mas não pense que a vida parou ali, existem tantas coisas no Reino; o Reino de Deus não é comida nem bebida, é justiça, é paz, é alegria no Espírito Santo. O Reino de Deus se manifestou na pessoa do Rei, que é Jesus. Nós temos que viver essa realidade e animar o irmão. Aquilo que nossos olhos nunca viram, nem nossos ouvidos nunca ouviram, nem tampouco chegou ao nosso coração é o que Ele tem preparado para aqueles que O amam, para aqueles que O servem, para aqueles que O buscam (1Co 2.9). É essa a realidade.
Deus abençoe!