Caminhando pela praia do mar da Galileia, Jesus avistou dois irmãos: Simão (mais tarde chamado Pedro) e André. Eles estavam pescando, lançando as redes no mar. Era nisso que trabalhavam. Jesus convidou: "Venham comigo! Vou fazer de vocês um novo tipo de pescadores. Vou mostrar como pescar pessoas, em vez de peixes". Sem ao menos fazer uma pergunta, eles simplesmente largaram as redes e foram com ele. A uma pequena distância da praia, ele viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam assentados no barco com o pai, consertando as redes. Jesus fez aos dois a mesma proposta, e eles nem hesitaram: deixaram o barco e o pai e o acompanharam. Mateus 4.18-22
Jesus começa sua obra no mar da Galileia, não no templo de Jerusalém. O mundo do trabalho comum, não o mundo do ritual religioso, é onde começa o discipulado. E os pescadores, não os sacerdotes, são os primeiros discípulos. Jesus vem a nós onde estamos e inicia a obra de formar o reino.
O que Jesus o chama a deixar?
Enquanto me dás tuas instruções, ó Cristo, completa tua vontade em mim. Converte-me de um modo de vida preso às coisas para uma vida que tenha a ver com pessoas. As redes prenderam minha atenção por muito tempo; guia-me ao teu caminho de humanidade. Amém.
>> Retirado de Um Ano com Jesus [Eugene H. Peterson]. Editora Ultimato.