Páginas

2016-01-21

Aprendendo a consolidar com Jesus


Aprendendo a consolidar com Jesus
// Lagoinha

"Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". (João 4.21-24)

Exposição do texto

Havia um problema histórico entre judeus e samaritanos. Esses eram considerados mestiços pelos judeus por terem se misturados a povos pagãos. Para um judeu era motivo de constrangimento ser visto com um deles. Na contramão desse fato, Jesus se encontra não só com uma samaritana, como conversa com ela. Desse encontro se estabelece uma ótima oportunidade para entendermos como se dá o processo de consolidação. Jesus sabia que se aquela mulher estava buscando água ao meio dia, ela não fazia parte das "boas moças" de sua comunidade como se revelaria pouco depois. Jesus não se preocupou em ficar com má reputação ao dialogar com uma samaritana mal falada, para Ele o mais importante era se revelar àquela mulher.

Discussão

1. Você tem facilidade de puxar conversa com as pessoas?

2. Conte em sua célula de uma oportunidade em que tratando de assuntos normais (arte, política ou atualidades) você conseguiu provocar uma boa discussão.

3. Você já teve que vencer uma barreira ética ou religiosa para evangelizar alguém?

Contexto

Consolidar leva tempo e trabalho, mas nessa curta conversa de Jesus com a samaritana temos ricos elementos práticos desse procedimento.

"Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber". (João 4.7)

Jesus busca um assunto comum à samaritana: Jesus usou a questão do poço, da água e da sua sede para puxar assunto com aquela mulher, dessa forma Ele tocou na realidade dela. Se desejarmos envolver alguém em uma conversa, principalmente se você não é íntimo dele, você conseguirá com maior sucesso e menos tempo esse intento tocando em assuntos do interesse da pessoa. Se você insistir em assuntos seus, que a desinteressam, essa conversa certamente não irá adiante. Na consolidação precisamos conhecer os gostos do consolidado para criar conexões com ele. Não seja exclusivamente técnico durante a consolidação, isso criará uma barreira, uma formalidade que não é típica de uma igreja como comunidade familiar. Busque temas que envolvam o consolidado e o façam mais rapidamente entrosar com você.

Conclusão

"Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com Ele". (João 4.28-30)

Ao final da conversa a mulher se transforma em uma evangelista e leva o povo da sua cidade a ter um encontro com Cristo. Uma boa consolidação sempre produzirá ao final um novo consolidador que, com alegria, irá até as pessoas apresentando o Jesus que foi apresentado a ele por você.

Aplicação:

Apresente Jesus esta semana a alguém que ainda não O conhece, sempre procurando entender quem é essa pessoa.

:: Pr. Richarde Guerra