Páginas

2016-01-07

A transformação do caráter


A transformação do caráter
// Lagoinha

Romanos 12.2 – Em toda a Palavra de Deus somos ordenados a nos transformar, isto é um processo, não acontece automaticamente. Mas para que isto aconteça precisamos crer que o único caminho para esta transformação é um relacionamento de intimidade com Deus, é crer que a liberdade só pode ser encontrada no relacionamento com Deus e a Sua verdade. Muitas vezes cremos na mentira que o cristão não pode fazer muitas coisas e achamos que estas coisas nos libertam, mas na realidade, no final, nos limitam e nos aprisionam. Adão e Eva não acreditavam que a prisão estava na escolha que lhes afastaria da presença de Deus. Satanás os enganou ao dizer que seriam iguais a Deus, teriam o conhecimento do bem e do mal, seriam livres. A liberdade, a vida, tornar-se semelhante a Jesus só pode ser na presença de Deus.

Como cristão devemos ter como alvo sermos semelhantes a Jesus. Quão difícil se torna a nossa vida cristã quando não entendemos o que significa ser criado à imagem e semelhança de Deus! Jesus veio para restaurar isso, nos fazer de novo. Mas em que somos à imagem e semelhança de Deus? O que Deus nos oferece? Ele nos oferece o Seu caráter, o caráter do Seu Filho, Ele nos criou para sermos como Ele é. Para sermos iguais a Ele em seu caráter. Sermos uma expressão de amor e pureza, bondade, compaixão e misericórdia. Deus nos criou para sermos criaturas que se relacionam, que derramam suas vidas na vida dos outros. Deus quer que sejamos iguais a Ele. E Jesus nos mostrou isso, nos servindo, dando Sua vida pela nossa, para sermos arrancados da morte para a vida – Fp 2.6-8.

Nós não valorizamos o servo. Jesus se fez servo e não achou estranho nos servir, pois isso faz parte do Seu caráter. O próprio Deus ama e considera precioso o valor do servir. Deus ama suprir as nossas necessidades. E o processo de cura e transformação do nosso caráter é essa jornada de sair de si mesmo para tornar-se servo. Deixar de ser uma pessoa que não reflete o caráter de Deus e se tornar alguém que reflete o caráter de Deus. Você tem refletido o caráter de Deus?

Precisamos entender o alto preço que Jesus pagou por nós. Não são os nossos pecados que levaram Jesus para a cruz, mas a nossa natureza pecaminosa.

Como nos tornamos pessoas plenas? Jesus explica como as pessoas são restauradas e se tornam plenas em Lc 7.36-50 – Aquela mulher entendeu o que Jesus fez por ela, e ela o amou acima de qualquer coisa e foi grata a Ele, mas o religioso não amou Jesus, não o honrou, não foi grato a Ele. Ele não entendeu que era um pecador e que só Jesus poderia salvá-lo.

Existe um processo para uma pessoa ser restaurada. Não amar as pessoas e a falta de gratidão impedem que a pessoa seja restaurada. A plenitude de Jesus é completamente integrada à experiência de amor. Já percebeu que aquelas pessoas que lutam com uma vida destroçada não têm dificuldade só em aceitar o amor que os outros têm por elas, mas também tem muita dificuldade em expressar amor. Quando você luta com a destruição emocional, relacional e espiritual na sua vida, quando você encontra alguém que precisa encontrar a cura que Cristo oferece, receber o meu ou o seu amor não é o que vai mudar a vida da pessoa. Isso ajuda muito, mas não é o mais importante. O que muda a pessoa de dentro para fora, o que traz a cura para a alma não é simplesmente receber o amor de Deus, nem simplesmente receber o amor de outra pessoa, mas, sim, demonstrar amor a outros. Amar as pessoas é o caminho para a cura e a plenitude pessoal. A gratidão gera plenitude e a plenitude gera generosidade. Temos amado realmente as pessoas, inclusive as mais difíceis, temos sido gratos a Deus, à Igreja, aos pastores, aos líderes, ao nosso cônjuge, aos nossos pais? A transformação do nosso caráter e a nossa cura começam aqui. Integridade tem que ser uma marca no caráter do cristão

Tudo o que Deus cria tem integridade. A informação do exterior é o que você vai encontrar no interior. Isto é o que acontece conosco? O que comunicamos por fora é o que as pessoas encontram no nosso interior? O que Deus deseja é nos tornar pessoas ao avesso. Pessoas que são definidas mais pelo que está por dentro do que por fora. Integridade só é desenvolvida através da humildade.

Veja Moisés, que foi considerado o homem mais humilde. Você quer ser íntegro? Seja humilde. E a integridade quando é formada em nós libera coragem. Coragem não é ausência de medo. Coragem é a ausência do próprio ego. E quando você começa a viver a sua vida por algo maior do que você mesmo, você começa a agir como um ser corajoso. Quando começamos a viver uma vida de humildade, a integridade brota dessa humildade. E aí quando começamos a viver uma vida de integridade, dela nasce coragem. Quando começamos a andar com Cristo (relacionamento de intimidade), o serviço é a expressão da humildade. Quando você está disposto a abrir mão da sua própria vida, suas prioridades, seus sonhos, sua segurança e seu conforto para dizer: Jesus, o que precisa ser feito, é só me dizer que eu faço, não importa o resultado. A coragem nos torna perseverantes. A sabedoria vem através da perseverança que atravessa os momentos difíceis e não se entrega à saída mais fácil. E a perseverança é desenvolvida pela fidelidade nas pequenas coisas.

Tudo é uma escolha, ame as pessoas, seja grato, busque ser humilde, íntegro, e você será uma pessoa corajosa. Persevere, seja fiel, e você será uma pessoa sábia. Seja alguém de caráter transformado.

:: Homens da Promessa