Certo dia, tendo chegado da Galileia, Jesus foi ao rio Jordão. Ele queria que João o batizasse. João fez objeção: "Como assim? Eu é que deveria ser batizado, não você". Mas Jesus insistiu: "Você tem de fazer isso. Deus trabalhou todos estes séculos, preparando tudo para que este batismo acontecesse". Então, João o batizou. Assim que Jesus saiu da água, os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus, à semelhança de uma pomba, descendo e pousando nele. Com a visão do Espírito, ouviu-se uma voz: "Este é o meu Filho, escolhido e marcado pelo meu amor, a alegria da minha vida". Mateus 3.13-17
O batismo personifica os primórdios de Gênesis. Assim como o Espírito pairava como um pássaro sobre as antigas profundezas do oceano, o Espírito, "à semelhança de uma pomba, descendo", está suspenso sobre as águas batismais. A parte "a alegria da minha vida" completa a parte "era bom" da criação em Cristo.
O que significa seu batismo?
Eu te louvo, Deus Todo-Poderoso, por ministrares palavras para me criar e moldar a eternidade em mim, por me mostrares a bondade de tua criação e me abençoares com a paz de tua aceitação em Cristo. Amém.
>> Retirado de Um Ano com Jesus [Eugene H. Peterson]. Editora Ultimato.