Páginas

2015-12-11

Tomando a decisão de arriscar-se


Tomando a decisão de arriscar-se
// Lagoinha

Fp 3.17-20 / Fp 4.10-13

O que é a sua vida? A busca pelo conforto? A tentativa de minimizar os problemas e o estresse? Mais segurança e tranquilidade? O que há de tão perigoso em ficar parado sem fazer nada? Sem fazer aquilo que Deus tem nos chamado?

Os relacionamentos que nunca aprofundam; as pessoas necessitadas às quais você nunca serve – nem mesmo enxerga; as grandes orações que você nunca faz; os pensamentos elevados que nunca tem; as aventuras em que nunca se envolve; as corridas de que você nunca participa; as batalhas em que nunca luta; as risadas que nunca dá; as lágrimas que nunca verte.

Você foi feito para algo mais! Não podemos ficar só sentados. A vida é curta demais para se jogar na retranca o tempo todo. Deus "chama" pessoas comuns para tarefas específicas. O chamado de Deus acontece antes de nos arriscarmos. Como Deus faz isso e o que significa para nós?

1. Chamado inicial

Deus chama alguém para servi-lo e, raras vezes, se dá ao trabalho de interromper o curso natural da vida de alguém para pedir-lhe que realize uma tarefa fácil.

Hb 11.32-38

Deus convida pessoas a se envolver em atividades de alto risco. Deus quer nos usar, nos fazer crescer, quer que sejamos fortes, sábios e corajosos. Não parece muito interessado em nos ver confortáveis.

2. Resposta

Nessas narrativas de chamados, a pessoa a quem Deus chamou sempre dá sua resposta direto para Ele. E a resposta na maioria das vezes é: Não sou capaz. Quase sempre a reação inicial é o medo.

Se houver um desafio à sua frente que poderia levá-lo ao crescimento e ser útil para quem está a sua volta, mas você se descobre com medo de abraçá-lo, há uma chance muito boa de que Deus esteja nesse desafio. Dê um passo à frente.

3. Renovação da confiança

Normalmente a reação ao chamado de Deus é de resistência. Deus sabe que as pessoas se apavoram, de modo que lhes faz uma promessa.

Js 1.9Jz 6.12

Deus não diz que vai arranjar outra pessoa. Esse tipo de promessa significa que nada de ruim acontecerá? NÃO. A promessa é de que nada pode separá-lo do amor de Deus. Você pode sofrer. Pode se machucar. Pode morrer.

Jesus prometeu àqueles que o seguissem três coisas apenas: um coração feliz, uma intrepidez absoluta, uma vida metida em encrencas.

A maioria de nós se contenta com o cumprimento das duas primeiras promessas.

4. Decisão

O que interessa de verdade quando Deus nos chama para fazer alguma coisa não é se nós nos sentimos ou não inadequados. Nós somos inadequados. Por isso Deus promete ir conosco. O que importa é sua decisão. Só pessoas que dizem 'sim' ao desafio, à necessidade premente e ao risco vivem de fato em plenitude. Deus faz o chamado; nós arriscamos, agimos.

5. Vida transformada

Toda vez que alguém diz 'sim' para Deus, o mundo se transforma um pouco.

At 4.13

Toda vez que você diz 'não' para Deus, você se transforma um pouco. Seu coração torna-se um pouco mais duro. Seu espírito morre um pouco. Seu vício em conforto se fortalece um pouco. Todos nós gostaríamos de ser pessoas de fé, mas preferiríamos a antecipação de uma garantia. Onde é possível provar, é impossível ter fé. "Serei mais generoso, Deus, desde que o Senhor aumente minha renda primeiro". A fé funciona ao contrário disso.

Js 3.13

O fato de o resultado ser desconhecido dá coragem, esperança e sentido às coisas.

:: Site homensdapromessa.com