Salvos pela graça ou por obras?
// Lagoinha
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus" (Efésios 2.8).
A doutrina da graça é o fundamento para a nossa salvação. O apóstolo Paulo, na sua Carta aos Efésios, declara que a salvação não é obtida por nenhum sistema de méritos ou obras, mas somente pela graça. Mas qual o significado de graça?
A Bíblia emprega significados diferentes para a palavra graça. No Antigo Testamento o substantivo chan pode significar graciosidade ou beleza (Provérbios 22.11; 31.30), entretanto, expressa favor ou boa vontade (Gênesis 6.8; 19.9; 33.15). O conceito veterotestamentário de graça são as bênçãos concedidas gratuitamente e não em consideração a qualquer reivindicação ou méritos.
No Novo Testamento o termo grego é charis, de chairein, que destaca a aparência externa agradável, mas o sentindo importante é favor, boa vontade ou simpatia (Lucas 1.30; 2.40-50 e Atos 2.47). A ideia neotestamentária de graça é a imerecida ação de Deus no coração do homem por meio do Espírito Santo.
O ensino da Escritura a respeito da doutrina da graça ressalta o fato de que Deus concede suas bênçãos aos homens de maneira soberana e livre, e não considerando algum mérito do homem.
Na Carta aos Efésios, Paulo destaca que a salvação pela graça deve gerar um sentimento de humildade e quebrantamento no coração do homem e não de soberba ou vanglória. "Pois vocês são salvos pela graça (…) não provém de obras para que ninguém se glorie (…)" (Efésios 2.8-9). O meio único e exclusivo de salvação é teocêntrica e não antropocêntrica, pois não se baseia em nenhum tipo de mérito ou obra humana, mas na livre e soberana vontade divina.
Aprendemos a respeito da graça de Deus:
• A salvação é fruto da graça de Deus;
• A salvação é um ato livre e soberano de Deus;
• A salvação não é resultado das nossas obras ou méritos humanos;
• A salvação glorifica a Deus e gera humildade nos homens.
:: Pr. Leandro Martins