Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar. Romanos 15.4
Paulo escreveu o seguinte acerca dos personagens do Antigo Testamento: "Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós" (1Co 10.11). Com "essas coisas" ele estava se referindo aos juízos de Deus sobre a idolatria, a imoralidade e a incredulidade dos israelitas. Porém, eles nos servem principalmente como mau exemplo, ou seja, muito mais como exemplo de atitudes que devemos evitar, do que como bons exemplos a serem copiados.
Portanto, não deveríamos ficar constrangidos ao criticar o comportamento de alguns dos juízes. De fato, os nomes de Sansão e Jefté aparecem na lista dos heróis da fé em Hebreus 11.32, uma vez que foram leais a Javé mesmo quando cercados por adoradores de Baal. Entretanto, eles agiram muitas vezes de forma deplorável. Sansão se comportou como um adolescente exibido enquanto Jefté sacrificou sua filha por causa de um voto que havia feito. Jefté não poderia ter feito isso de jeito nenhum, pois sabemos que o sacrifício de crianças era um dos costumes mais abomináveis dos cananeus.
Porém, nem todos os israelitas que viveram nessa época se deixaram contaminar pela corrupção reinante. Rute foi uma bela exceção. Sua história está registrada imediatamente após o livro de Juízes. A narrativa começa com um casal de Belém, Elimeleque e Noemi, que, juntamente com seus dois filhos, foram para a terra de Moabe, em busca de alimento. Ambos os filhos se casaram com mulheres moabitas — uma delas se chamava Rute. Com o passar do tempo, os três maridos morreram, e Noemi ficou apenas com suas duas noras. Uma delas retornou à sua família, mas Rute se recusou a agir assim, dizendo a Noemi: "O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus" (Rt 1.16). Ela evidentemente havia crido em Javé, "sob cujas asas" havia buscado "refúgio" (Rt 2.12). Então, por meio de uma série extraordinária de providências divinas, um parente de Noemi chamado Boás se tornou o parente redentor de Rute e casou-se com ela. No seu devido tempo, eles se tornaram os bisavós de Davi.
O livro de Rute é uma comovente história de fidelidade em meio à deslealdade reinante. É como uma luz brilhando em meio ao sombrio período dos juízes.
Para saber mais: 1 Coríntios 10.1-11
>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.