Já ouvi dizer que a vida sem sonhos não faz sentido, que viver sem objetivos não tem graça. De uma certa forma, acredito nisso. A maioria das pessoas – ou talvez todas – tem desejos, seja de se casar, formar uma família, comprar a casa própria, um carro novo, ter um bom emprego e estabilidade financeira, fazer muitas viagens, adquirir novos bens, entre outras coisas. Isso é bom, até certo ponto.
Todas as pessoas deveriam ter sonhos, sim. Quando encontramos alguém que não tem desejos na vida – o que é raro – ficamos perplexos: como assim viver sem objetivos? Mas, para falar a verdade, não sei o que é pior: viver sem sonhos ou viver correndo louca e desesperadamente atrás da realização deles sem sequer pedir a opinião de Deus.
Como já disse, sou super a favor de sonhar e estabelecer objetivos, mas não pedir orientação a Deus e fazer de tudo, até mesmo abandonar princípios de amor a Ele, a si mesmo e ao próximo, para alcançá-los não vale a pena.
Infelizmente, para realizar os próprios desejos, algumas pessoas deixam coisas, hábitos e seres importantes de lado. Trabalham arduamente para alcançar seus objetivos, mas se esquecem de cuidar delas mesmas, da saúde do corpo, da alma e do espírito. Além disso, deixam que o relacionamento com Deus e com outras pessoas fique morno. Às vezes, estão tão cansadas correndo atrás dos sonhos que a vida real passa a não existir.
Confesso que eu era assim. Queria fazer mil e uma coisas, às vezes, ao mesmo tempo. Até que cheguei no meu limite. Então, percebi que, na busca pela realização dos meus sonhos, eu estava abusando da minha força física, mental e espiritual. Ou seja, correndo atrás do vento. Tive que avaliar quais eram as minhas prioridades.
Como minha mãe sempre diz: "Do que adianta estudar e trabalhar 'sem hora pra voltar' e depois não ter saúde para usufruir do que conquistou?" Então comecei a pedir a Deus ajuda. Não queria continuar do jeito que estava, mas também não queria agir sem a orientação dEle. E, depois que Ele me direcionou, pude tomar a decisão que precisava. Tive que renunciar, abrir mão de algumas coisas, mas fiquei em paz porque sabia que Deus estava no controle. E, como a Bíblia diz, o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor (Provérbios 16.1).
Não adianta correr atrás dos sonhos sem pedir a opinião de Deus. Algumas pessoas tomam decisões, se esforçam, querem fazer as coisas por elas mesmas, sem dar a mínima para a vontade dEle, e acabam frustradas lá na frente. "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle, e Ele agirá". (Salmos 37.5)
O melhor a se fazer é sonhar, ter objetivos, metas e planos, mas sempre orar: Deus, que seja feita a Tua vontade. E se for para eu perder tempo, me afastar de Ti, das pessoas e de tudo que provém do Senhor, não permita que eu faça ou alcance o que quero.
Passagem bíblica para reflexão
"Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento". (Eclesiastes 2.10-11)
:: Dayane Cristina