Páginas

2015-07-02

Felicidade para hoje

Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! (1Pe 3.14a)

Deus se importa com a felicidade dos crentes. O Senhor não quer apenas que eles se salvem, vão para o paraíso ao morrer e venham a ressuscitar de entre os mortos. Ele promete felicidade na eternidade e também no presente, neste corpo e neste mundo. O problema é que o conceito de felicidade hoje é diametralmente oposto ao conceito verdadeiro de felicidade. Está arraigado na cultura que a felicidade do ser humano depende exclusivamente do verbo ter. Daí o eterno equívoco do consumismo e do secularismo.

Na Bíblia, a palavra "feliz" aparece principalmente nos cinco livros poéticos. Ali estão os conceitos corretos de felicidade: "Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade" (Sl 128.1); "Aquele que faz o bem aos pobres é feliz" (Pv 14.21); "Quem confia no Senhor será feliz" (Pv 16.20); "Quem guarda a lei de Deus é feliz" (Pv 29.18).

No primeiro e longo sermão de Jesus Cristo, encontramos as famosas bem-aventuranças, que transformam por completo o conceito humano de felicidade: "Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres"; "Felizes as pessoas humildes"; "Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus"; "Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros"; "Felizes as pessoas que têm o coração puro"; "Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus" (Mt 5.3-15).

A palavra de Pedro – "Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo!" – combina com a última bem-aventurança.

A esta altura, dá para perceber a maturidade do apóstolo. Ele fala com autoridade e experiência. Quando era um recém-vocacionado, nem sempre Pedro fez o que era certo. Aconselhar Jesus a não entrar em Jerusalém não era certo, tirar a espada para defender Jesus não era certo, negar a Jesus três vezes não era certo. Isso é um consolo e um encorajamento para nós. Se nem tudo o que fazemos agora é certo, podemos crescer de tal modo que amanhã as coisas certas serão muito mais numerosas do que as coisas erradas!

Não é preciso esperar a glória por vir. A felicidade pode começar aqui e agora!

>> Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.