Páginas

2015-05-04

O poder da Oração


O poder da Oração
// Lagoinha

A Bíblia está cheia de orações do povo de Deus nos mais diversos momentos de sua vida. Há orações de gratidão e louvor, como a de Davi, ao passar o reino para seu filho Salomão e dar orientações sobre a construção do templo para o Senhor, em Jerusalém: "Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. (…) Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos" (1Cr 29.11-14).

Entretanto, houve momentos dramáticos na história de Israel, em que o rei precisou demonstrar sua total dependência de Deus e confiar a Ele o destino da nação. E Deus respondeu com livramento e vitória que eram totalmente impossíveis aos olhos humanos. Isso também aconteceu no período do reinado de Josafá.

As nações vizinhas, Amom e Moabe, com exércitos mercenários, vinham com fúria para invadir o pequenino reino de Judá, e eram por demais numerosos e bem  equipados para a guerra. O povo de Judá seria massacrado sem oferecer resistência, mas o rei Josafá buscou o auxílio divino, e levou o povo a jejuar, orar e confiar no Senhor. Ele orou assim: "Ah! Nosso Deus (…) em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém, os nossos olhos estão postos em ti" (2Cr 20.12).

A resposta do Senhor veio por meio de um profeta: "Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles (…) Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis (…)" (2Cr 20.15-17). Eles não tiveram que lutar. Apenas adoraram ao Senhor com instrumentos e suas vozes, dizendo: "Rendei graças ao Senhor porque a sua misericórdia dura para sempre". E os exércitos inimigos se autodestruíram.

A oração funciona. Ela é arma poderosa em Deus para nos trazer vitórias incríveis. O Senhor nos responde com criatividade em cada circunstância e as forças das trevas são derrotadas. Desde a oração para não chover ou para que a chuva venha, até a oração para impedir a guerra ou para o ventre estéril gerar. A oração é a chave que abre os céus para que se derramem as bênçãos e seja fortalecida a nossa fé. O Senhor Jesus disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrirse-lhe-á" (Mt 7.7-8).

São tantas as respostas de oração em nossa caminhada, que o sobrenatural, os milagres de Deus tornam-se naturais em nossas vidas. Lembro-me quando nossa filha Susie era ainda pequena, com seus quatro anos, e um grão de areia ficou incrustado em um de seus olhos. Havia muita dor, pois ela tinha esfregado os olhinhos e o grão se aprofundara na esclera (parte branca dos olhos). Meu esposo Paulo, atuando como médico, veio em casa vê-la e me disse, um tanto preocupado: "Vou ter que anestesiá-la para remover o grão de areia e não será fácil. Ore por ela".

Susie ouviu o que o pai dissera e falou: "Papai, não se preocupe! Deus vai tirar isso do meu olho, quando chegarmos na porta do hospital." O Paulo me olhou e disse baixinho: "Não deixe que ela ore assim, pois isso não vai acontecer, pois precisarei intervir." E, exatamente na porta do Hospital, onde ele era o diretor clínico, ao ser cumprimentado por uma amiga que estava saindo, ele chamou a Susie para mostrar o que teria de fazer. E que surpresa para ele: os olhos da Susie estavam limpos. Não apresentava nem mesmo a vermelhidão de minutos antes. E a pequena Susie disse: "Eu não falei, papai, que na porta do Hospital Jesus iria me curar? Eu orei e Ele me ouviu".

São tremendos os testemunhos dos feitos do Senhor, aleluia! Ele salva, cura, liberta, livra, consola, ensina, orienta, aconselha e faz o impossível como resposta às nossas orações. Experimente orar mais. Experimente confiar nas promessas do Senhor e falar com Ele por meio da oração. Experimente depender do Senhor nas grandes e nas pequeninas coisas e você verá que Deus responde à oração e que a nossa oração tem poder de atravessar o infinito e alcançar o coração de Deus, trazendo sua resposta. Ore, e ore conforme a vontade de Deus. Ore para trazer os céus à terra. Ore para conhecer mais a Deus e desfrutar de sua majestosa presença na terra.

::Pra. Ângela Cintra Valadão