Páginas

2015-02-06

O chamado de Moisés

Disse o Senhor a Moisés […]: "Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas". [Êxodo 3.10]

Sendo um fugitivo do faraó, Moisés deve ter ficado apreensivo diante da possibilidade de que seu esconderijo fosse descoberto. Porém, depois de algum tempo, o faraó morreu (2.23). Na expectativa de que uma mudança de regime implicasse uma mudança de política, os escravos israelitas passaram a clamar ainda mais por socorro.

Assim, tudo parecia estar pronto para que Moisés fosse chamado de volta. E foi isso que aconteceu. Ali, próximo ao monte Horebe (ou, monte Sinai), Deus falou com Moisés do meio de uma sarça em chamas, dizendo: "Tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor […] e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui" (3.7-8). Deus desejava levá-los à Terra Prometida, e queria fazer isso através de Moisés.

Como Moisés respondeu ao chamado divino? Depois de quarenta anos de humilhação no deserto ele deveria ter aprendido a lição. No entanto, ele seguiu na direção oposta, e arranjou cinco desculpas para escapar. Ele se sentia despreparado para a tarefa? Deus estaria com ele. Os israelitas tinham dúvidas sobre a identidade do seu Deus? Ele deveria apresentá-lo como o Deus de seus antepassados, o Deus vivo e eterno. E se os israelitas se recusassem a ouvi-lo ou não acreditassem em suas palavras? Então Moisés deveria usar seu cajado para realizar milagres e confirmar seu ministério. Moisés insistiu mais uma vez, argumentando que tinha dificuldade para falar e carecia de eloquência. Deus lhe respondeu que ele havia criado a boca e estaria com Moisés, ensinando-lhe o que dizer. Então Moisés fez um último apelo: "Ah, Senhor! Peço-te que envie outra pessoa"(4.13). Deus ficou irado com Moisés, mas mesmo assim permitiu que ele levasse seu irmão Arão como seu porta-voz.

Não devemos responder ao chamado de Deus nem de forma excessivamente confiante nem duvidando de nossa capacidade, mas com humildade, confiando que aquele que nos chama também nos capacita.

Para saber mais: Êxodo 3.1-11
>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.


----
O chamado de Moisés
http://read.feedly.com/html?url=http%3A%2F%2Fultimato.com.br%2Fsites%2Fdevocional-diaria%2F2015%2F02%2F06%2Fautor%2Fjohn-stott%2Fo-chamado-de-moises%2F&theme=black&size=large
----