Páginas

2016-03-31

Perseverança e Obediência

PERSEVERANÇA E OBEDIÊNCIA

"Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa" (Hebreus10.36)

Quantos precisam de uma intervenção divina? Há quanto tempo esperam o cumprimento de suas promessas? Muitos desistem, concluem que Deus se esqueceu deles. Fica a pergunta: por que decorrido tanto tempo, meu milagre ainda não chegou?

A resposta está na passagem em destaque: a perseverança e a obediência. O contexto da passagem fala de salvação. Podemos usar o mesmo princípio espiritual no caso da obtenção das tão sonhadas e necessárias bênçãos.

Perseverança e obediência são claramente observadas na vida de alguns personagens bíblicos. "Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de 100 anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus" (Romanos 4.19,20).

Deus disse a Abraão que ele seria pai de multidões, não obstante a sua idade avançada e a esterilidade de Sara. A promessa cumpriu-se, pois, os hebreus, tornaram-se um grande povo. Mas até o cumprimento da Palavra de Deus, com o nascimento de Isaque, ele passou por várias lutas e desafios. Nesse período, o patriarca manteve-se fiel a Deus. Como ser humano cometeu erros, porém, não desistiu e nem duvidou. E isso lhe foi creditado como justiça (Romanos 4.3).

Davi foi escolhido na adolescência e se tornou o rei mais importante de Israel. Entretanto, entre sua unção e a posse total do reino, decorreram mais de 20 anos! Durante esse tempo foi forjado no fogo das batalhas. Deus o estava preparando para tornar-se o grande monarca que viria a ser. O homem segundo o coração de Deus enfrentou não um, mas vários gigantes. Até chegar ao trono de Israel foram muitas batalhas, diversas oportunidades de duvidar do decreto do  Senhor. Mas o futuro rei, apesar das lutas e aparente demora, permaneceu firme. Percebemos a fidelidade de Deus por meio da vida de Abraão e Davi. Cada uma em seu devido tempo. Em todas, o selo da perseverança e da obediência.

A persistência nos impedirá de desistir de caminhar em  submissão, de tomar o caminho errado. As bênçãos foram concedidas para que outros fossem abençoados: Abraão gerou um povo, Davi levou o reino de Israel a um tempo de glória. E a sua bênção, redundará em bem somente para você?

Em todos os casos a espera foi propósito de Deus, um tempo de aprendizado e preparo. Portanto, fique firme e não desista, Deus é fiel e digno de sua confiança.

::ELBER COSME

http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/55103/