Páginas

2015-11-17

O Senhor é nosso pastor


O Senhor é nosso pastor
// Lagoinha

Que tremendo! E que convicção esta a de Davi! Ao mencionar Jesus como o seu pastor, no Salmo 23, ele o faz com propriedade, pois sabia muito bem o que isso representava: amparo, cuidado, proteção. O próprio cenário em que ele estava, na condição de pastor de ovelhas que era, era a fonte de toda essa grande verdade que ele conhecia tão bem e de perto.

Para quem porventura ainda não conhece o Salmo 23, ou para quem o conhece de cor e deseja beber dessa fonte, quero citá-lo todo:

"O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre".

Podemos não estar inseridos exatamente no contexto como o que Davi um dia esteve, mas podemos assimilar tão bem essa verdade, pois se trata das próprias Escrituras.

Jesus é o nosso pastor. Ele cuida de nós e já fez o que tinha de fazer para provar Seu amor por nós. Ele mesmo diz de si mesmo em João 10, versos 11, 14 e 15: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas".

Não é a primeira vez que Jesus toma dessa figura para tratar de realidades espirituais, mas também o fez em Lucas 15. 3 a 7, na Parábola da ovelha perdida.

Sempre a cada parábola nos evangelhos, Jesus se valia dos próprios contextos à sua época para tratar de realidade e verdades outras paralelas. E no que diz respeito a pastor e ovelhas, ele o fez mais de uma vez. Tudo para mostrar seu amor e cuidado para com todos nós como ovelhas suas. Daí podermos dizer confiadamente que Jesus é o nosso Supremo Pastor.

Davi abre o Salmo 23 com essa revelação: nada há de faltar.

Tudo que Deus fez é para durar para sempre e não é para faltar nada. Deus criou tudo e colocou ali no Éden o homem e a mulher. E ali eles tinham tudo à disposição, justamente para não faltar nada. E a única coisa que tinham de fazer era cuidar do jardim.

Tudo na Criação fora perfeito, pleno. Não faltava nada ali para eles. Não precisavam comer do que não deveriam comer. Havia muitas árvores frutíferas à disposição deles.

Não era, portanto, para terem falta de algo. Não era. E toda a história do homem se deu por causa disso: o que falta?

Talvez esteja olhando para sua vida e vendo que está faltando tanta coisa… Mas quando você olha para a realidade desse texto do Salmo 23 e para tantos outros nas Escrituras, tudo que você pode ver é que Jesus quer que tenha uma vida, e uma vida em abundância. E abundar é transbordar.

Nosso maior inimigo é a ignorância. Por isso que Deus diz, por meio do profeta Oseias, que Seu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento. É isso que faz com que muitos vivam uma vida de sequidão, porque não conhecem.

Um dos nomes de Jesus é Jeová Jireh, que significa "O Deus Provedor". É o Deus que faz. E precisamos crer nessa verdade, para que nada nos falte. Diz a Palavra que Deus pode fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme Seu poder. E o que Ele quer fazer não é satisfazer nossos sonhos, mas nossas necessidades.

Deus abençoe!

L