Depois de um dia ruim
// Lagoinha
É fato que, todos já tivemos um dia ruim! Absolutamente todos! Claro que gostamos mais dos dias de “montes”, contudo atravessar vales fazem parte da jornada da vida. E alguns destes dias são tão difíceis que podem ser comparados aos vales que o rei Davi chamou de “Vale da sombra da morte”. Um dia ruim pode chegar por meio de um acidente, uma decepção, um óbito, um diagnóstico de doença, uma perda, uma derrota, uma falha, uma injustiça, uma indignação, enfim, muitas situações podem revelar um dia ruim. Talvez para você, isso aconteceu justamente na semana passada ou mesmo ontem! Mas o que fazer? Entenda que, depois de um dia ruim, suas reações podem estar comprometidas, portanto, é sábio cuidar muito de suas palavras e atitudes no dia seguinte, lembrando que, neste caso, suas atitudes irão determinar sua altitude. Estar atento às suas reações, e consequentemente suas decisões e escolhas, é fundamental para este dia mau logo passar, pois já aprendi que não existe nada nesta Terra que não possa piorar enquanto estamos vivos.
O melhor caminho para o pós dia mau, é um dia de solitude. A paz de espírito, a serenidade, o ficar quieto, o meditar e o orar são as principais bases para que um homem seja feliz nestes dias ruins e difíceis, em especial para nós que vivemos no contexto urbano, na “cultura da fábrica”, cheia de ruídos e barulhos. Com a quantidade de estímulos estressantes com o qual vive atualmente, o ser humano fica cada vez mais emocionalmente frágil – sem levar em conta que somos brasileiros e, culturalmente, uma grande maioria de nós, não precisa sofrer de transtorno bipolar para experimentar diferentes mudanças de estado emocional em um único dia – muitos vivem literalmente com suas emoções à “flor da pele”.
Todos nós precisamos cuidar bem das nossas emoções, e, quanto mais rápido, melhor. Desde cedo, o grau de respostas adaptativas é maior. Crescemos em um contexto de pressão diária, em que há relacionamentos interpessoais, família, relacionamentos e provas escolares, a necessidade de falar outro idioma, comprar casa própria, realizar concursos, tomar decisões. Ou seja, vivemos uma vida em que precisamos andar, ou melhor, correr na velocidade dos carros, caso contrário poderemos estar atrapalhando o trânsito ou, se você é um pedestre neste contexto, terá que prestar atenção para não ser atropelado.
Morar em prédios altos com medo dos elevadores, medo de ladrões, pressão do chefe, crítica alheia sagaz, lidar com uma dura do chefe estressado e frustrado, encarar uma crise relacional ou familiar, lidar com o medo da violência urbana e muito mais podemos ter que enfrentar. Por isso, em dias ruins, o cuidado com as palavras, com o coração e com a tentação para não entrar no isolamento ou mesmo para não cair nas ciladas do egoísmo, atitudes violentas ou vingativas, é pouco. Depois de um dia ruim, não cultive o ressentimento, a mágoa ou a vingança, estes sentimentos negativos podem matar você. O sistema nervoso é o mesmo desde quando não havia uma quantidade tão grande de variáveis precipitantes que podem levar o indivíduo a passar por algum tipo de transtorno emocional. E o que fazer para melhorar nossa qualidade de vida segundo a orientação bíblica?
Coloque em sua mente somente o que pode ajudá-lo a realmente ser feliz: atitudes positivas. No momento em que vier à sua mente algo ruim, alguma “voz” dizendo que você é incapaz, que você não tem condição, rebata esse sentimento de baixa autoestima com outro, mediante a sua razão. Não é seu sentimento que deve controlar você, quem controla seu sentimento é você. Diga para você mesmo: “Outros conseguiram, eu também posso conseguir. Outros foram capazes, eu também posso ser.” A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando a Bíblia fala de coração, está dizendo que o que você sente pode ser: passageiro, volúvel e irreal. Então treine esse mecanismo, rebata seu pensamento com outro, seja bom nisso. Não fique achando que isso soa como falso, pois não é. Você pode também rebater seus pensamentos negativos com conselhos bíblicos motivadores, tais como: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21). E mais, como diz Filipenses 4. 8 e 9: “Finalmente, irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês”.
Não tenha pensamentos antecipados ou precipitados. Nós sempre temos a tendência de sofrer por antecipação. Mas a resposta de Deus para a sua alma agitada hoje é o descanso. Na maioria das vezes, as coisas pelas quais sofremos nem mesmo acontecem. Assim, perdemos energia sofrendo, muitas vezes, à toa. Diga a você mesmo: não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora. E dirija o seu pensamento para outra coisa, para que você possa evitar o estresse desnecessário. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Provérbios 12.25).
Seja bondoso com você mesmo! Saiba que o maior carrasco do homem é ele mesmo. E como também está Escrito na Bíblia: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4.6). Se hoje foi um dia ruim, não desista! Avalie sua trajetória, veja o que pode ser refeito e ajustado, entregue tudo para Deus e depois tome um banho, faça uma boa refeição, durma mais cedo e acorde mais cedo para uma boa caminhada, levante-se com os passarinhos e comece o seu dia de novo! E nunca se esqueça: “Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá” (Salmo 37.4-5). Que, com Jesus, seus melhores dias ainda estejam por vir! Não desista! Caiu, levante-se e prossiga, ninguém é um fracasso até que desista!
:: Carlito Paes
----