Páginas

2014-10-26

Teu é o Reino


Teu é o Reino
// Lagoinha

"Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém" (Mt 6.13b)

Poder de Deus


Em toda a Bíblia é possível notar a realidade da seguinte afirmação: "teu é o reino". Sabemos que o trono do Senhor está nos céus e Ele faz tudo conforme lhe apraz. Ele é o senhor da Terra, do mar, do Universo, dos seres Celestiais, dos terrenos, da história, dos homens, de tudo o que foi por Ele mesmo criado. Deus governa sobre tudo e sobre todos (Sl 24.1, 2).

A Bíblia nos diz que o Senhor fez tudo perfeito em seu tempo. Ao final de cada criação, todas as coisas criadas receberam o seu selo de qualidade. Ao concluir a criação do ser humano, do primeiro homem, Adão, a Bíblia nos diz: "E viu Deus que era muito bom". Deus criou o homem para o louvor da sua glória, para experimentar a doçura da comunhão com Ele, sem nenhuma restrição ou medo. Tudo ia muito bem, até que o pecado entrou no coração humano e o maculou, interferindo no seu relacionamento com Deus. Então uma outra história começou a ser escrita: uma história de fuga, de culpa, de medo, de distância cada vez maior do Pai Celestial. O seu desfecho seria a separação de Deus, a morte física e a morte eterna.

Para restaurar a comunhão com o homem, Deus enviou o seu Filho amado, para morrer no lugar de toda a humanidade, e conceder a vida eterna, para os que Nele crerem, e levá-los de volta à comunhão e ao lar celestial. Jesus veio para restaurar o homem e dar a ele uma nova identidade: a de Filho de Deus, herdeiro com Ele de todas as coisas e participante da sua glória no Pai. Que grande amor, o amor de Deus! Esse amor que tira o homem das trevas, do poder do pecado, da condenação da morte eterna e o conduz em triunfo em todo o tempo. Esse amor que transforma e, por meio da sua graça, capacita o ser humano a viver em sabedoria, gozando de plena paz.

E, quando pensamos no Reino de Deus, em seu trono estabelecido sobre os homens, sobre a terra, sobre toda a criação, vislumbramos também o futuro que nos aguarda: reinaremos com Cristo, aleluia! "Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos" (2 Tm 2.11-12). Com Cristo em nosso coração, já reinamos em vida. Já temos vitória sobre todo o poder do mal, das trevas, através do Nome que é sobre todo o nome: Jesus! Temos graça e somos capacitados a viver em vitória e santidade, podendo proclamar: "porque teu é o reino".

Em todas as circunstâncias: nos momentos difíceis, nos desertos da vida, nas lutas internas, que só Deus conhece, e nas lutas externas contra inimigos que nos espreitam e querem destruir, em todo o tempo, de noite escura e tempestades ao redor, nossos olhos devem estar mirando o trono celestial: ele nunca está vazio, mas o Senhor reina! O seu Reino é de justiça e paz. O seu domínio é de equidade e a alegria permeia os corações de seus súditos por estarem seguros em sua fidelidade.

Querido leitor, permita que seu coração descanse nesta realidade: o Reino e o domínio pertencem ao Senhor, e somente a Ele. Tudo convergirá para Cristo no final dos tempos: "E Ele reinará para sempre." A partir de hoje, já podemos desfrutar dessa alegria futura. Devemos viver com os pés aqui na terra, mas com o coração lá, nos céus, em nossa verdadeira pátria. Devemos sonhar com esse maravilhoso futuro, com o glorioso dia do nosso encontro com Jesus!

Que você possa, a cada dia, viver a realidade do Reino de Deus em todas as esferas da Terra e dos Céus, e que esta certeza o leve a descansar o coração, levando a Cristo toda a sua ansiedade, "porque Ele tem cuidado de nós" (1 Pe 5.7).

:: Pra. Ângela Valadão Cintra