Páginas

2014-10-21

Deus proverá


Deus proverá
// Lagoinha

"E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho" (Gn 22.8)

Abraão

Foto: Internet

Uma das coisas que muito impressionam no caráter de Deus é o quanto uma única palavra a respeito Dele pode significar muitas coisas a nosso respeito. Em Gênesis 22.8 lemos o relato do dia em que Deus pediu a Abraão o seu melhor e ele se dispôs a dar. Entendendo Abraão de uma forma que nós ainda não entendemos até hoje, mesmo com muito mais informação "teológica", ele creu na provisão de Deus.

Alguns significados para a palavra provisão no dicionário são abastecimento, conjunto de alimentos de reserva, conjunto de coisas necessárias a algo, abundância. Muitos hoje pregam a provisão de Deus extremamente ligada ao dinheiro, mas ela vai muito além disso. A provisão de Deus é Sua capacidade de ser em nós e por nós tudo aquilo que não somos e não temos. Ou seja, Ele nos dá o que precisamos e não temos condições de alcançar sem Ele.

A cena não poderia fazer menos sentido. Um Deus pedindo em sacrifício o filho que Ele mesmo deu por meio de um milagre. Mas Abraão tinha fé. Ele tinha "o firme fundamento das coisas que se esperam" (Hb 11.1). Este nível de confiança no Senhor lhe deu segurança para ir até o fim confiante que, de alguma forma, Deus daria àquele dia um final feliz! Provisão para Abraão significava: obedecer a Deus e ter seu filho vivo ao mesmo tempo. Deus proveu isso. "Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele… e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho" (Gn 22.13).

Há dias em que nos encontramos muito angustiados. Preocupações financeiras, problemas mal resolvidos, enfermidades que se estendem por longos períodos, o estresse do dia a dia, solidão. É como se tivéssemos cada vez mais o que fazer com um tempo cada vez menor. Sabe aquelas cenas de filmes em que o herói está preso num elevador cheio de pontas que vai se fechando por todos os lados, prestes a espremê-lo e matá-lo, e, de repente o herói faz algum movimento surpreendente e escapa? É admirável de assistir na tela.

Gostaríamos de ter esta mesma habilidade para sairmos das situações apertadas. Mas não temos. Não somos heróis. Somos seres humanos, e seres limitados! Precisamos de alguém que nos resgate. Que traga o escape do tormento. Precisamos de alguém que faça o que não sabemos fazer. Precisamos de provisão! E nós temos acesso a isso em Jesus. "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus". (Fp 4.19)

Do que você precisa? Busque ao Senhor hoje com toda sinceridade. Exponha sua vida a Ele, intimamente. Confesse suas limitações. Peça socorro. E creia que Ele proverá. Ele sabe nos preencher. Seu amor nos completa porque vai além de palavras. Foi provado na Cruz do Calvário e pode ser manifestado em sua vida hoje, por meio da sua fé.

Eu ministro sobre você a confiança que alcança a provisão do Senhor! Que Ele se manifeste nas suas maiores carências. Arrebentando o elevador. Livrando-o das pontas afiadas. Resgatando-o da ansiedade. Transportando seu coração para um novo tempo de refrigério, gerado pela confiança. Suba os montes da vida declarando: Deus proverá!

:: Thais Monteiro