Gratidão
"Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!". (Salmos 103.2)
"Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus". (1 Tessalonicenses 5.18)
"Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só Corpo. E sejam agradecidos". (Colossenses 3.15)
Um coração grato deve ser uma realidade em nossa vida. Primeiro, porque a bíblia é repleta de versículos que nos instruem a nutrir um coração grato – a Deus e aos outros. Segundo, porque quem reconhece o sacrifício de Jesus para sua salvação sabe que não fez nada para ter essa recompensa, mas que a recebeu, deliberadamente, pela Graça de Deus.
A gratidão funciona como um lembrete daqueles que a gente programa no celular: tal como o telefone desperta, lembrando-nos do compromisso, assim a gratidão lembra o nosso coração de toda a bondade que nos alcançou, por meio de Deus e dos outros.
A gratidão nos faz pessoas melhores e permite que demonstremos, por meio de atitudes, o quanto reconhecemos a bondade do outro em nossa vida.
As pessoas gratas não nutrem altas expectativas a respeito do outro. Elas veem com bons olhos qualquer atitude direcionada a si, por menor que esta seja.
Um coração grato não encontra tempo para queixas ou murmurações. Ele enxerga o que já tem e não o que ainda almeja.
Um coração grato a Deus não vê a solteirice como um fardo ou o casamento como um jugo. Um coração grato vê na solteirice um momento ímpar para se dedicar ao Reino e no casamento uma oportunidade altruísta de se dedicar ao outro, em amor.
Um coração grato não enxerga o emprego como ruim, mas como uma porta de provisão que o Senhor abriu; não encara o desemprego como ausência da bênção de Deus, mas como uma oportunidade de o Senhor prover de formas diferentes. Não vê o que saiu fora dos planos como azar, mas vê a vontade do Senhor sendo soberana!
Quem é grato vive mais: mais tranquilo, mais confiante – em Deus e em si -, mais alinhado com a vontade dEle para sua vida, mais feliz.
Quem é grato vive menos: menos murmurador, menos maledicente, menos chato!
E aí: pelo que você é grato?!
:: Dani Araruna – Do Olhar ao Altar