Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa
(Efésios 1:13).
O ESPÍRITO SANTO HABITA NOS QUE CRÊEM
Depois da ascensão do Senhor Jesus, o Espírito Santo veio ao mundo para habitar nos crentes. Isso é uma característica singular da época cristã em que vivemos. O próprio Senhor anunciou este fato, e Sua promessa se cumpriu em Pentecostes.
Desde então, quando alguém crê no evangelho da salvação recebe no mesmo instante o Espírito Santo como selo de Deus à sua fé. O Espírito Santo se une ao crente de maneira extraordinária e total.
Ao receber o Espírito Santo, o recém-nascido filho de Deus não tem que esperar que aconteçam sinais ou milagres. O primeiro efeito da presença do Espírito Santo é que ficamos conscientes da nossa filiação divina: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16). Por meio do Espírito, nós nos dirigimos confiantemente ao Deus Todo-poderoso como nosso Pai. Sentir conscientemente a relação de confiança que temos para com Deus é uma prova da presença do Espírito Santo em nós.
Nosso corpo é agora o templo do Espírito Santo que mora em nós, o qual quer nos conduzir ao total senhorio de Cristo em todas as nossas ações e motivações. Ele é nosso Guia, "porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14).