Convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam
(Lucas 24:44-45; João 5:39).
COMO LER A BÍBLIA
"Quando escutamos a lei de Moisés, os salmos e os profetas, escritos anteriores à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, devemos discernir a Cristo neles e compreender o que nos ensinam sobre Ele" (Agostinho).
"Toda a Escritura está orientada para Cristo. Cristo, o Filho do Deus vivo, é o verdadeiro núcleo da Sagrada Escritura? Assim a interpretação da Escritura não deve isolar certas passagens nem compreendê-las independente de seu centro, ou seja, de Cristo" (Martinho Lutero).
A Bíblia não é um livro de história nem de moral, mas é a Palavra de Deus. É o livro no qual Deus registra Seus pensamentos, Seu amor e Seu projeto para a humanidade. Todo o plano de Deus tem como meta destacar a perfeição de Seu Filho Jesus Cristo e a grandeza de Sua obra na cruz. Lendo a Bíblia somos, pois, levados a conhecer melhor o próprio Cristo.